"Ai que dor nas costas..." será que pode ser o sobrepeso?
- Equipe Mov3s
- 6 de dez. de 2018
- 1 min de leitura

A maioria das pessoas sabe que a obesidade contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas coronárias, diabetes, hipertensão arterial e câncer de cólon. Porém, você sabia que a obesidade é um fator que contribui para as dores nas costas? É verdade. A coluna está estruturada para suportar o peso do corpo e distribuir as cargas enfrentadas durante o repouso e a atividade.
Quando um excesso de peso precisa ser suportado, a coluna é forçada a assimilar a carga, o que pode levar ao comprometimento estrutural. O que pode aumentar a incidência de dores no corpo, condições crônicas que causam desconfortos comuns em pessoas que estão com sobrepeso e obesidade. E é nesse momento que aparecem as famosas dores nas costas, principalmente na coluna lombar (parte inferior), que podem acusar um problema mais sério.

O excesso de peso gera uma sobrecarga muito maior na coluna e aumenta a curvatura da lombar devido a sua grande concentração na região abdominal que altera o centro de gravidade. A obesidade provoca inicialmente, uma desidratação dos discos intervertebrais da coluna, evoluindo para artroses e discopatias como abaulamentos e hérnias discais.
Geralmente o problema evolui com uma pessoa que está 10 a 20 quilos acima do seu peso, pois carrega esse volume por todo lugar, sem repouso. A coluna sente toda essa mudança sem estar preparada, o acúmulo de gordura gera a alteração da lordose (curvatura) lombar e consequentemente, as patologias se instalam.
Em geral, quando diagnosticados precocemente, os casos mais simples podem ser tratados com remédios anti-inflamatórios receitados pelo médico e fisioterapia.


Crefito 260611- F
06 de dezembro de 2018
Comments