top of page

Musculação X Obesidade

  • Foto do escritor: Equipe Mov3s
    Equipe Mov3s
  • 17 de out. de 2018
  • 3 min de leitura



ree

Hoje, vamos abordar sobre os benefícios da Musculação no combate a Obesidade.


Quando falamos nesse assunto, muitos logo pensam em fazer uma atividade aeróbica para atingir a desejada “Perda de peso”.


Mas, quando relacionamos um programa de “Musculação” para a perda de peso, ele vem com um papel muito importante.


Estudos mostram sua eficiência em aumentar o metabolismo de repouso, através do aumento da massa magra e por sua vez diminuindo a porcentagem de gordura.


Com a musculação a mobilização das gorduras é através do equilíbrio calórico negativo, pois quando faltam calorias na alimentação o tecido adiposo é a principal fonte de energia suprindo a demanda energética.


Estudos relatam que durante a musculação não utilizamos de imediato a gordura para o exercício, e ai você se pergunta: "onde esta o beneficio de realizar um programa de musculação?"


A musculação faz com que você aumente seu metabolismo, o mantendo alto por mais tempo, e assim aumentando a oxidação de gorduras, melhorando a hipertrofia e o tecido muscular permanecendo hipertrofiado. Permitindo que o efeito metabólico dos exercícios contribua para o gasto calórico e o balanço calórico negativo. E aumentando os níveis do hormônio do crescimento, aumentando a utilização de gordura no período seguinte do exercício.


Uma das principais dificuldades do obeso é a respiratória e sua função cardíaca, que diminuem a habilidade de executar exercícios de alta intensidade. O deslocamento do centro de gravidade dificulta a execução de alguns exercícios.


Por isso quando prescrevemos um treino para o aluno que tem um grau de obesidade, precisamos saber primeiro se o aluno (a) tem alguma doença correlacionada a obesidade, e, principalmente, realizar um programa de musculação com a liberação do médico. Dessa forma, na prescrição do programa de musculação, tem que se obter o máximo de segurança e prevenir dores articulares. Podendo, assim, o Profissional de Educação Física realizar uma prescrição de treino com qualidade.


Mas quando relacionamos um treinamento de força com uma dieta que tem muita restrição de energia, não se é tão eficaz na perda de peso, por isso o mais indicado é programar um treino periódico de 3x semana alternando atividades moderadas e pesadas, como a musculação já dita e o treino aeróbio.


Os Benefícios da Musculação ao combate a Obesidade:

  • Aumento de massa corporal magra;

  • Aumento da secreção de hormônios anabólicos;

  • Diminuição da porcentagem de gordura corporal;

  • Melhora da auto-imagem;

  • Melhora da força e resistência;

  • Aumento do metabolismo celular ao exercício;

  • Manutenção do metabolismo mais alto enquanto o nível de hipertrofia adquirida permanece estável com o treinamento;

  • Aumento do gasto calórico, favorecendo o equilíbrio calórico negativo;

  • Preservação do alinhamento das articulações afetadas pelo excesso de peso;

  • Aumento das taxas de perda de peso, quando combinadas com restrição calórica e exercícios aeróbicos;

  • Maior perda de gordura armazenada, quando comparada a dieta sem exercício;

  • Aumento da probabilidade de manutenção da nova composição adquirida;

  • Impedimento da perda de massa muscular que acontece com a dieta sem exercício;

O metabolismo de repouso pode baixar de 10-20% após significante perda de massa corporal magra através da dieta sem exercício.


O exercício dinâmico de grandes grupos musculares ajuda na manutenção do tecido magro, incluindo a massa muscular e a densidade óssea e resulta na redução do peso corporal. E por sua vez a perda de peso consequentemente aumenta o gasto energético que se da principalmente na forma de peso de gordura.


A musculação além de mobilizar os carboidratos, mantém o metabolismo de repouso elevado por muito mais tempo, e assim aumentando a massa magra mantendo o metabolismo de repouso elevado por 24 horas ao dia, além de contribuir para o equilíbrio calórico negativo, estimula também hormônios que são responsáveis pelo aumento gasto energético, mas não é utilizada a gordura como fonte de energia durante o exercício.



ree










17 de outubro de 2018


コメント


Toranja e Vitaminas
Sobre nós

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon
Assine para receber mais informações por e-mail:

Somos um grupo de pessoas interessadas na área do esporte, da saúde física e mental.

Temos parceria com profissionais especializados na área a fim de trazer conteúdo de qualidade para quem acompanha nosso blog e nossas redes sociais!

Temos 

 

bottom of page