Obesidade Masculina e o desequilíbrio hormonal
- Equipe Mov3s
- 3 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Como sempre digo, obesidade está muito além da estética...
.
Além de todos os problemas que a obesidade pode trazer para o nosso organismo (diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, hipercolesterolemia ...) o excesso de gordura no organismo masculino ainda pode trazer outro problema: a feminilização.
Isso mesmo, pode ocorrer uma aumento
do hormônio feminino estradiol e queda do hormônio testosterona.
Mas para salvação de muitos o inverso também é verdadeiro: se os homens com excesso de gordura perderem peso, seus níveis de testosterona voltam a subir.
Tudo isso ocorre pois as células de gordura produzem a enzima aromatase que é a responsável por converter a testosterona, o hormônio sexual masculino, em estradiol, o hormônio sexual feminino.
Por isso homens com alto percentual de gordura possuem menos testosterona e mais estradiol circulando em seu corpo.
Devido a ação da aromatase no tecido gorduroso ocorre o aumento do estradiol e este aumento sinaliza ao cérebro um excesso de "hormônios sexuais" o cérebro então reage ao elevado nível de estradiol através da diminuição da quantidade de LH e FSH que são os principais estimulantes da produção de testosterona e de esperma nos testículos.
Alguns estudos sugerem que há uma relação entre o excesso de peso e a fertilidade reduzida e problemas sexuais.
Outras características visíveis do aumento do estradiol e queda da testosterona são o aparecimento de ginecomastia (crescimento mamário masculino), e lipodistrofia ginecóide, que é o acúmulo de gordura em áreas caracteristicamente femininas como quadris , glúteos, coxas e pube, pode do dar contornos femininos ao corpo masculino.
A solução? Perder peso, é claro. Para comprovar isso Endocrinologistas Dinamarqueses da Universidade Aarhus fizeram um experimento com 43 homens com idade entre 20 e 59, com um IMC superior a 33.
Os homens seguiram um programa com dieta e exercício físico por 14 semanas para perder peso. Antes de iniciar o programa, os pesquisadores mediram os níveis hormonais e a qualidade do esperma o resultado foi: quanto maior o IMC, pior foram os valores.
.
Ta esperando o que pra mudar seus hábitos de vida?

03 de outubro de 2018
Comments